Mergulhe nas profundezas do Taijiquan com este guia abrangente que desmistifica os conceitos, filosofia e técnicas que moldam esta centenar arte chinesa. Desde as suas raízes históricas até as nuances da forma de 19 movimentos do mestre Chen Xiaowang, esta obra oferece uma visão holística e abrangente sobre o Taijiquan.
Lançamento e aquisição
A partir do próximo dia 5 de Agosto estará publicamente disponível para compra um novo livro sobre Taijiquan, um guia simples mas completo sobre esta modalidade, uma novidade no mercado português. A partir desta data as encomendas poderão ser efectuadas neste site, ou pedindo directamente a qualquer revendedor online da Amazon, cujas ligações estarão disponíveis a partir dessa data. Fisicamente disponíveis em qualquer livraria do país, acontecerá apenas a partir do próximo mês de Novembro.
Existem no mercado inúmeras publicações sobre o Taijiquan e suas mais variadas temáticas, sendo que a maior parte destes livros encontram-se escritos em Inglês. Publicar mais um livro sobre o tema poderá ser à primeira vista pouco interessante e do ponto de vista comercial algo redundante, dada a abundância de publicações, mas existem algumas particularidades que poderão fazer deste livro a opção certa para muitas pessoas conhecerem realmente o que é e em que consiste esta disciplina oriental. Seja qual for o seu objetivo ou nível de familiaridade com esta modalidade, este livro é a ferramenta perfeita para iniciar ou aprofundar a sua prática no Taijiquan.
Sobre o livro
Este livro conta com algumas particularidades que o fazem ser singular relativamente a estas matérias.
Diria que uma particularidade é o facto de estar escrito na língua de Camões, português de Portugal, algo muito difícil de encontrar nas livrarias nacionais. São muito parcos, eventualmente inexistentes, livros de autores portugueses sobre este tema. Este livro inaugura assim e finalmente uma área deserta deste tipo de publicações, permitindo que finalmente possa existir no nosso mercado um publicação que faça justiça à modalidade e a impulsione para outros voos de popularidade.
Outra particularidade revela-se particularmente interessante no sentido em que o livro foi projectado para ser um guia sobre a modalidade, dando ao leitor a oportunidade de conhecer o Taijiquan de uma forma descomplicada, com linguagem acessível e um mínimo de tecnicismo, cobrindo todos os aspectos que interessa saber, mas livrando-o da complexidade teórica, metafísica e técnica, que tantas vezes se associa ao Taijiquan. Foram excluídos conteúdos por ventura demasiado abstratos e pouco práticos, muitas vezes alvo de controvérsias e discórdias, para assim colocar o livro dentro de um contexto mais generalista, de maneira a guiar e focar os leitores numa linha mais prática e directa com a história, princípios fundamentais e prática da modalidade, sem fugir à sua natureza original.
Diria ainda que para aqueles que pretendem dar os seus primeiros passos na modalidade, a introdução técnica e enquadramento teórico apresentados no livro demonstram com simplicidade e clareza o caminho a percorrer por potenciais praticantes da modalidade, eventualmente também praticantes com alguma experiência. Se bem que nunca possa ser dispensada a presença de um instructor, a possibilidade de seguir indicações através de um livro é real e possível, e este livro faz disso prova, ao ilustrar e descrever de forma visual e explanatória fundamentos técnicos indispensáveis para um progresso sólido no Taijiquan.
Conteúdos
O livro é uma jornada completa sobre o Taijiquan. E se bem não desenvolva de forma profunda ou académica os temas com que se debruça, aborda-os de maneira a que o leitor adquira um entendimento sobre cada parcela temática, e se enquadre com o processo histórico, cultural, filosófico e técnico da modalidade, permitindo assim obter e consolidar o conhecimento que necessita, fornecendo as bases para puder progredir de forma sólida e segura para outros patamares.
O livro começa por fazer uma exploração algo profunda das raízes históricas do Taijiquan e o seu enquadramento contemporâneo, ajudando o leitor a entender como chegou aos nossos dias e qual a sua metamorfose evolutiva.
E porque temos essa noção no inconsciente colectivo de que o Taijiquan está ligado a uma certa filosofia e linha de pensamento tradicional, também este assunto é tema no livro, explicando de forma linear a visão cosmogónica e orgânica do pensamento tradicional chinês, esclarecendo conceitos tão conhecidos como Wuji, Yin Yang, Taiji, etc., e de que forma são aplicados à prática da modalidade.
As questões de saúde e bem-estar não podiam evidentemente ser omitidas, pois esta é provavelmente uma das razões que levam esta arte a ser tão popular. Como a prática beneficia a mente e o corpo, e como se conjugam os mecanismos biomecânicos, fisiológicos e psicológicos para o incremento dos níveis de vitalidade e robustez, têm um capítulo próprio, que se debruça sobre esta intersecção do movimento com o corpo e o que daqui resulta.
Finalmente, os aspectos técnicos, afinal a cristalização da arte do Taijiquan. A parte do livro dedicado a estes capítulos desenvolve um conjunto de teorias expectáveis em relação a uma prática sólida, a mecânica do movimento e sua relação com a mente, a estrutura técnica do Taijiquan e a projecção no tempo do processo de aprendizagem, com a apresentação esquemática das diferentes áreas técnicas da modalidade. Uma abordagem à prática do Taijiquan nos dois últimos capítulos introduz o leitor no Taijiquan, com a demonstração de alguns exercícios simples e a apresentação de uma curta mas famosa rotina, a conhecida sequência de 19 movimentos do grande mestre Chen Xiaowang. São mais de 150 fotos com descrição detalhada de cada passo e movimento, identificação de cada um dos 19 exercícios da rotina e apresentação sob a forma de diagrama da direcção dos passos e respectivas posturas.