quem sou eu?

Acerca de mim

Chamo-me Rolando Martins, e estou conectado com as artes marciais chinesas desde a minha adolescência. Tomei contacto com o Taijiquan apenas havia entrado na vida adulta, e desde então até hoje nunca mais parei. Aprender, treinar e ensinar, tem sido a minha ocupação desde os últimos 20 anos, quando mergulhei de forma mais profunda na escola Chen de Chenjiagou, a pequena aldeia que viu nascer esta arte centenar. Hoje continuo a aprender com os professores desta localidade, a treinar com o mesmo afinco e dedicação, e a ensinar todos aqueles que queiram alcançar novos patamares de excelência.

Breve currículo

Anos de prática e treino exclusivo nas artes marciais chinesas, nos sistema Chen Taijiquan, Choy Lee Fut Kung Fu e Luohan Qigong, levaram-me a atingir patamares superiores de excelência e conhecimento. Os meus professores foram e continuam a ser dos mais competentes e qualificados nestas áreas. Estão todos ligados de alguma forma às tradições familiares, desde a sua génese até à actualidade, em cada uma das artes que pratico e ensino.

Descrever aqui o meu currículo seria extenso, exaustivo e, despretensiosamente, irrelevante, no entanto fica o registo de que, a nível nacional, tenho o Grau IV atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em quatros áreas dos sistemas chineses: Taijiquan, Wushu/Kung Fu, Qigong, Sanda.

Publiquei alguns livros, outros brevemente se seguirão, tocando e abordando estas temáticas, muitas vezes desconhecidas. É não só uma forma de conhecer o meu trabalho, mas também um meio de promover estas actividades e levar informação qualificada aos quatro cantos da lusofonia.

Método de ensino

Ensino e transmito o Taijiquan tal qual me é ensinado pelos meus professores, respeitando a sua metodologia ancestral. Não acrescento nem retiro, não modifico nem adultero. O Taijiquan que ensino é adaptado às exigências e objectivos dos que me procuram. A uns a arte marcial completa; a outros, menos exigentes, um meio de promover a saúde e como actividade de recreação; a alguns, uma forma de meditação. Cada um com um programa adequado e objectivo, sempre de acordo com a perspectiva de quem quer aprender.

A variante que ensino e promovo é a escola Chen de Taijiquan da aldeia de Chenjiagou. Esta aldeia tem a particularidade de ser reconhecida como o local onde tudo começou, e a família Chen os porta-estandartes de toda esta tradição que teve início algures por volta do século XVII.

Classes regulares, cursos, conferências, fóruns, cursos ou workshops, tanto a nível privado como público ou ainda empresarial, são meios e objecto do meu ensino, pelo que a oferta é grande. Para os meus serviços, basta entrar em contacto através da página contacto.

Conheço o professor Rolando Martins há mais de 15 anos. A qualidade e rigor do seu ensino é ímpar, a sua qualidade técnica sem rival...! Recomendo sem qualquer reserva!
Sérgio Magalhães
Comercial
Scroll to Top